Para me iniciar neste âmbito, criei um jogo bastante simples, mas um tanto desafiador. O nome do jogo é Touchdown, e representa uma partida de futebol americano, simulando a situação em que o jogador com a posse da bola vai fazer o touchdown (isto explica o nome). Assim, o jogo consiste em fazer o personagem principal cruzar a endzone, passando antes por todos os jogadores do time adversário.
O jogo conta com animações dos personagens e do cenário, tela inicial (menu), efeitos sonoros e música de fundo (AC/DC, por sinal!), além de outros elementos básicos de jogos em geral e adendos inerentes ao tema/jogabilidade.
Ao decorrer do jogo, o personagem pode sofrer danos, de acordo com a aproximação do(s) adversário(s) ao jogador e tempo de jogo. No entanto, o personagem conta com itens auxiliares no campo que atuam como incremento de vida e diminuição da velocidade dos inimigos. Ao chegar ao fim da "vida" o jogo é finalizado, assim como quando o jogador chega ao seu objetivo, ambos os casos são informados através da mensagem na tela.
Alguns dos desafios no desenvolvimento do jogo foram a manutenção do sincronismo do plano de fundo com o movimento dos jogadores, a sintonia de movimento e velocidades, a detecção de colisão aprimorada, cálculos de interação posicional, a manutenção de estados do jogo/personagens, e especialmente, no meu caso, a criação do design do jogo! (um fator importantíssimo, mas raramente uma das habilidades de um programador: sorte a minha que tive algumas - apenas algumas - ajudinhas de uma noiva designer...).
Algumas das imagens do jogo:
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